Palavras semitas no NT grego

A fé e a cultura de Israel estão na origem do cristianismo. E não é de se estranhar que várias expressões da língua daquele povo estejam presentes no texto do Novo Testamento grego. Até porque os próprios autores – em sua maioria – tinham também esta origem. Veja a lista de alguns palavras e expressões de origem hebraica ou aramaica que podemos ler no NT.

Palavras latinas encontradas no NT grego

Encontramos no texto grego do Novo Testamento várias palavras de origem latina. Roma era a grande potência militar e política da época e a força da cultura – com suas palavras também podem ser percebidas no texto bíblico. Aqui apresento uma lista das palavras da língua latina que podemos encontrar no texto grego:

E se Jesus não tivesse nascido?!

Imagine se Jesus não tivesse nascido.
Ele não teria se tornado homem, nem se tornado o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Não haveria remissão, não haveria perdão, não haveria maneira de recebermos a vida divina.

O que é o dom de profecia?

Tudo para o crescimento da igreja e dos cristão.
Popularmente, profecia é tida como prever o futuro, o que não está errado (At 20.23; 21.10,11; 1Ts 4.15-17; 2Ts 2.3,4). Mas não se trata apenas disso. Em sua essência, a profecia, no sentido bíblico, envolve pregação, exortação e explicação da vontade de deus (At 15.32; 19.06, 1Co 14.03, Ap 19.10). E o dom de profecia é claramente mencionado em 1Co e Efésios como um dos dons do Espírito Santo e de Cristo para a Igreja (1Co 12.4-11, Ef 4.11). além disso, é para ser usado para benefício dos cristãos (1Co 14.22).

O Novo Testamento: livro por livro

O Novo Testamento foi escrito originalmente em língua grega – conhecida como koiné ou língua comum. Mas desde muito cedo recebeu versões em outras línguas. No quadro abaixo veja comparação dos nomes do livros do NT em português – como denominamos costumeiramente em nossa língua – e em grego, além dos títulos em hebraico e no latim da Vulgata.

Outro Evangelho??

Precisamos compreender o valor do verdadeiro Evangelho e firmar nossa fé. Tendo como base: A Palavra de Deus e os ensinamentos do Senhor Jesus em quem devemos permanecer unânimes!
O apóstolo Paulo se referiu a este evangelho, quando disse: “Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho, o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo” (Gl 1.6,7). Este falso evangelho estava sendo proclamado mesmo nos dias do apóstolo, e uma terrível maldição foi lançada sobre aqueles que o pregavam. O apóstolo continuou: “Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema” (v. 8). Com a ajuda de Deus, nos esforçaremos para explicar, ou melhor, para desmascarar este falso evangelho.
O Senhor nos abençoe rica e abundantemente!

Você deveria ficar atento ao que “Eles” falam nos púlpitos!!!

Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. … E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. … e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.Mateus 24

Meus irmãos, essas frases que vocês irão ver abaixo podem parecer absurdas, mas na verdade são apenas algumas das centenas de heresias aplicadas por charlatões do ministério da prosperidade, distorcendo a Palavra de Deus para o seu próprio benefício e pregando um falso evangelho.

O que Eles não querem que você saiba!!!

A Igreja de Roma compôs um nome blasfemo para o Redentor a partir de nomes de divindades gregas e romanas: Para isso juntaram o J (de Júpiter) e ESUS (deus das florestas da Gália antiga, o qual fazia parte de uma trindade divina – ESUS-TEUTATES-TARANIS – deuses aos quais se ofereciam sacrifícios humanos). Para a seita este tal Esus era um deus romano, considerado o terrível Esus, por ser o deus dos trovões, do raio e da tempestade.

Imposição de Mãos, benção ou perdição? Share

O que conhecemos na bíblia e o dia a dia do evangelho, pode ser comprovado pela ciência em um estudo desenvolvido recentemente pela USP, em conjunto com a Unifesp, através de experimentos comprova que a energia liberada pelas mãos tem o poder de curar qualquer tipo de mal estar.