Fruto do Espírito – lista

Na sua carta aos Gálatas, o apóstolo Paulo fez uma relação do que seriam as características do Fruto do Espírito. No grego a palavra está no singular mesmo: fruto. Veja a seguir o quadro comparativo das palavras gregas presentes no texto, sua tradução e outras citações:

O que a Bíblia NÃO diz sobre anjos

A figura dos anjos está ampla e variadamente misturada em nossa tradição cristã. E, embora não haja nenhum capítulo que trate especificamente de sua descrição, eles são citados na Bíblia com freqüência. É verdade também que aqui e ali acrescentamos algum “conhecimento” herdado de outras tradições não-cristãs, fazendo com que a noção destes seres se tornasse mística, quase folclórica ou mitológica.
Veja na relação sete coisas que a Bíblia não diz sobre os anjos, mas que muita gente acredita e prega por aí.

Calendário judaico antigo

A pretexto de curiosidade apenas, aí está o calendário – relação de meses – como costumeiramente o povo judeu distribuía o seu ano. Ainda por curiosidade, compare com a relação das festas judaicas.

Uns aos outros

A expressão UNS AOS OUTROS é um pronome recíproco plural que, no NT grego, aparece 24 vezes somente nas cartas paulinas. Para ajudar na compreensão do significado e da força do termo original, veja aí um resumo das instruções apostólicas:

Palavras latinas encontradas no NT grego

Encontramos no texto grego do Novo Testamento várias palavras de origem latina. Roma era a grande potência militar e política da época e a força da cultura – com suas palavras também podem ser percebidas no texto bíblico. Aqui apresento uma lista das palavras da língua latina que podemos encontrar no texto grego:

Um vaso de alabastro

Algumas expressões são usadas de maneira tão corriqueira que nem nos damos conta do que elas realmente significam. Uma delas é “um vaso de alabastro”. A referência primeira é em geral aos textos de Mt 26:7; Mc 14:3 ou Lc 7:37 onde ela aparece no Novo Testamento. E pronto. O bordão está lançado.

O livro de Apocalipse

O termo Apocalipse se tornou para muitos sinônimo de catástrofe ou fim-dos-tempos. Contudo, este é o nome do último livro da Bíblia em sua língua original – o grego koiné. E para esclarecer melhor o que significa esta palavra, veja a comparação da expressão como foi usada em algumas traduções do texto, como título para o livro canônico como em seu primeiro versículo, quando a palavra aparece.

SOBRE OS ANJOS DA GUARDA – como entender Mateus 18:10?

O mais importante na passagem de Mt 18:10 é o destaque que Jesus dá ao cuidado com os seus. Se o Mestre sugere que é melhor arrancar braço, perna ou olho do que fazer tropeçar um dos seus pequeninos; se até os anjos permanecem como tropa militar em prontidão esperando o momento de entrarem em ação para os defender, agora considere o cuidado que devo tomar com eles.

Utensílios do Tabernáculo

O que conhecemos hoje como Tabernáculo foi uma tenda construída a mando de Deus pelos Filhos de Israel enquanto peregrinavam pelo deserto e que serviria como lugar de culto e de encontro com Deus. Acompanhe como era a distribuição interna da construção:

Jesus bebia vinho ou suco de uva?

Uma das questões que ainda (infelizmente) são discutidas entre os evangélicos é saber se Jesus bebia vinho ou suco de uva. Os que são a favor da total abstinência da bebida alcoólica dizem que Jesus bebia suco de uva, enquanto os que são a favor da bebida alcoólica dizem o oposto… Quem será que está certo?…

Os gigantes na Bíblia – relendo Gênesis 6:4

Uma das perguntas que vez ou outra me fazem, tanto via internet quanto pessoalmente em sala de aula ou na igreja, é sobre o que penso dos gigantes citados no livros de Gênesis. Em atenção ao tema, reproduzo abaixo uma resposta que ofereci a um colega de ministério. Espero que tenha ajudado a esclarecer o assunto.

O mundo no Novo Testamento

Um dos conceitos que levanta debate entre estudantes da Bíblia é a ideia de mundo. Questionam, por exemplo, como Jesus pode dizer que “Deus amou o mundo” e, em sua carta, João recomendar a “não amar o mundo”?
No original do NT a palavra pode tanto significar o universo criado por Deus como a arrumação que os humanos dão a este universo.

Por que ainda estudo a Bíblia?

Depois de todo este tempo em que tenho me ocupado em ler, examinar, debruçar, analisar, investigar o texto bíblico, muita verdade e muita beleza têm se descortinado diante de mim. Então, depois de todo este tempo, por que ainda estudo a Bíblia?

Religião no Novo Testamento

Um dos temas sobre os quais mais me questionam é sobre a RELIGIÃO em si e como ela é citada nas paginas do Novo Testamento. Em resumo, veja os principais termos no texto do NT: