A vara com a qual o meu Pastor Sublime me conduz (acho que tange seria apropriado!) é a demonstração palpável de seu cuidado. É o pastoreio que me toca, indica o caminho das águas tranquilas, serve de referência enquanto ando pelo vale da sombra da morte e, quando indispensável, ela é usada para me trazer de volta, ainda que para isso tenha que me puxar com força!
Livros de exegese para downloads, comparar e comprar
Quanto ao espírito enganador
Li com cuidado o texto de 1Rs 22:21 e andei observando alguns comentários. Realmente este é daqueles textos que exigem uma certa dose de arquitetura teológica para tratá-lo sem simplesmente descartar.
SOBRE OS ANJOS DA GUARDA – como entender Mateus 18:10?
O mais importante na passagem de Mt 18:10 é o destaque que Jesus dá ao cuidado com os seus. Se o Mestre sugere que é melhor arrancar braço, perna ou olho do que fazer tropeçar um dos seus pequeninos; se até os anjos permanecem como tropa militar em prontidão esperando o momento de entrarem em ação para os defender, agora considere o cuidado que devo tomar com eles.
Como entender o Apocalipse?
Aprenda a interpretar o livro do Apocalipse.
E na hora de traduzir…
Dez sugestões práticas que eu uso quando me ocupo no trabalho de tradução e exegese do texto sagrado:
VERGA OU QUEBRA – Alguns apontes exegéticos sobre o Salmo 18:34
Lembremos que o uso do arco como veículo para a fecha se dá puxando (vergando) a corda, ou linha que está amarrado ao arco de modo a produzir empuxo suficiente para a flecha – e isso requer habilidade, mas também força. É esta capacidade espiritual que o Senhor nos outorga: retesar o arco mais nobre e o dispor para a batalha.
Provai os espíritos!
Muitos têm interpretado esse versículo ao pé da letra, principalmente os pentecostais. Mas será que não quer dizer outra coisa menos mística?
Exegetas com Síndrome de Etimologia Compulsiva
Alguns exegetas sobre de uma doença séria! Aprenda a reconhecer os sintomas da Síndrome da Exegese Compulsiva.
EXEGESE BÍBLICA – O QUE É E COMO SE FAZ
Quem aqui não deseja ser capaz de compreender da maneira mais exata possível o texto bíblico?
Quem não quer possuir as melhores bases para uma construção teológica bem fundamentada? Quem não quer saber discernir o joio do trigo entre tantas coisas que se dizem sobre a Escritura Sagrada? Para tudo isso, é importante, e mesmo indispensável, conhecer exegese bíblica.
É Correto: Julgar, Expor o Erro e Citar Nomes?
Muitos hoje acreditam que é errado expor o erro e citar nomes. Liberais sempre pareceram pensar assim; em tempos recentes [a partir das décadas de 1940 e 1950?] este pensamento anti-bíblico passou a ser amplamente abraçado por evangélicos [falamos em geral] e por pentecostais/ carismáticos. Agora [a partir das décadas de 1970, 1980?] estamos vendo esse mesmo erro fatal sendo proclamado e defendido por aqueles que dizem ser fundamentalistas crentes na Bíblia.