Assistir – Biografia – O Príncipe das Trevas

Satanás ou Satã (do hebraico שָטָן, adversário/acusador, no koiné Σατανάς Satanás; no aramaico צטנא, em árabe شيطان) é um termo originário da tradição judaico-cristã e geralmente aplicado à encarnação do Mal em religiões ditas monoteístas.

Origem e etimologia:
A palavra שָטָן (significando adversário, acusador) assim como o árabe الشيطان (shaitan), derivam da raiz semítica šṭn, significando ser hostil, acusar.. O Tanakh utiliza a palavra שָטָן para se referir a adversários ou opositores no sentido geral assim como opositores espirituais. Já o Novo Testamento utiliza o termo como um nome próprio que designa uma entidade sobrenatural que teria se rebelado contra Deus e que agiria contra este (baseados em um texto obscuro de Ezequiel, Capítulo 28, Versículos 12 ao 19 ). O termo grego Σατανάς aparece na Septuaginta e no Novo Testamento.

Igreja Católica:
Segundo a igreja católica, Lúcifer era o mais forte e o mais belo de todos os Querubins. Então, Deus lhe deu uma posição de destaque entre todos os seus auxiliares. Segundo a mesma, ele se tornou orgulhoso de seu poder, que não aceitava servir a uma criação de Deus,”O Homem”,e revoltou-se contra o Altíssimo. O Arcanjo Miguel liderou as hostes de Deus na luta contra Lúcifer e suas legiões de anjos corrompidos; já os anjos leais a Deus o derrotaram e o expulsaram do céu, juntamente com seus seguidores. Desde então, o mundo vive esta guerra eterna entre Deus e o Diabo; de seu lado Lúcifer e suas legiões tentam corromper a mais magnífica das criaturas mortais feitas por Deus, o homem; do outro lado Deus, os anjos, arcanjos, querubins e Santos travam batalhas diárias contra as forças do Mal (personificado em Lúcifer). Que maior vitória obteria o Anticristo frente a Deus do que corromper e condenar as almas dos humanos aos infernos, sua morada verdadeira?
A aparência de Lúcifer pode variar; acredita-se que ele (chamado agora de Diabo), pode assumir a forma que desejar, podendo passar-se por qualquer pessoa. Seu aspecto físico criado pela Igreja em seus primeiros séculos (e posteriormente herdado pelas várias religiões cristãs) fora copiado de várias entidades das mitologias e religiões de diferentes povos antigos (não exatamente ligadas a maldade); Seu reino, os Infernos, sofreu influência do Tártaro da mitologia grega, morada de Hades, local para onde iam as almas dos mortos, cuja porta de entrada era guardada por Cérbero, o Cão de três cabeças; seus chifres eram de Pam , uma entidade grega protetora da natureza; sua fama de representar uma força eternamente em conflito com Deus veio do Zoroastrismo. Ainda encontramos coincidências com as crenças dos antigos Egipcios, quando se acreditava que o Deus Anubis (o Chacal) carregaria a alma dos mortos cujo coração ao ser pesado numa balança, seria mais pesado que uma pluma.
Durante a ” baixa Idade Média”,entretanto, que o “Anjo Decaído” ganhou a hedionda aparência com a qual o conhecemos hoje; asas de morcego, pés de bode, olhos de fogo, chifres enormes na cabeça, olhar aterrorizante, etc. A idade das trevas fora um momento fértil para a propagação nas crenças nas ações de forças demoníacas agindo sobre o mundo. Os milhões de mortos nas epidemias de peste negra vieram, juntamente com a ocorrência de guerras sangrentas, de que “o Anticristo estaria atuando no mundo”. Foi aí que Lúcifer passou a representar a personificação do mal da forma mais intensa e poderosa que conhecemos hoje. Surge a crença de que para cada ser humano vivo na Terra, Lúcifer criou um Demônio particular, encarregado de corromper aquele indivíduo; já Deus, não poderia deixar por menos, e criou para cada ser humano um “Anjo da Guarda” ao qual incumbia da missão de proteger e zelar pela alma daquela pessoa.
Interessante observar que o próprio Jesus Cristo é a estrela da manhã que ilumina até o fim dos tempos toda escuridão (trevas), como em Apocalipse 22:16 onde está escrito: “Eu, Jesus, enviei o meu anjo. Ele atestou para vocês todas essas coisas a respeito das Igrejas. Eu sou a raiz e o descendente de Davi, sou a estrela radiosa da manhã.”. Assim como em II Pedro 1,19 que diz: “E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumina em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela D’alva apareça em vossos corações.”.
A palavra Lúcifer significa “o portador da luz” ou “o portador do archote” (a palavra tem sua origem no latim, lux ou lucis com o significado de “luz”; ferre com o significado de “carregar”). Ou seja, de acordo com a origem, seu significado é “aquele que carrega a luz”. Apesar de Satanás ser originalmente conhecido como Lúcifer, perdeu seu posto ao desejar subir a alturas acima de Deus e de Seu Filho Jesus Cristo.

A Fama

Nos nossos dias, os homens buscam fama. Chegam até extrapolar limite da conduta ética social e cristã. A Bíblia Sagrada mostra claramente, que é legítimo procurar a fama, vejamos:
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo que é justo, tudo o que é puro tudo que é amável, tudo que é de boa FAMA, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”
O rei Salomão quando foi visitado pela rainha de Sabá, deixou uma belíssima impressão, pois a mesma ficou encantada com a organização de todas as coisas da casa real e da Casa do Senhor. Vendo, pois a rainha de Sabá toda sabedoria de Salomão, e casa que edificara, e a comida da sua mesa, e o assentar de seus servos, e o estar de seus criados, e as vestes deles, e seus copeiros, e sua subida pela qual subia à Casa do Senhor, não houve mais espírito nela. Sobrepujaste em sabedoria e bens a Fama que ouvi.

O Que Está Errado No Homem?

\”Quando passamos a discutir essa questão sobre o que está errado no homem, descobrimos, uma vez mais, que há apenas duas perspectivas, a bíblica e a não-bíblica… E tudo quanto temos a dizer sobre o ponto de vista inteiramente falso de hoje em dia, acerca do que está errado no homem, foi dito com perfeita lucidez, pelo profeta Jeremias, centenas de anos passados, quando se referiu aos falsos profetas que lhe eram contemporâneos: \”Curam superficialmente a ferida do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz\” (Jr 6.14). Esse tipo de profeta continua vivendo entre nós; continuamos a enfrentar a questão do que exatamente está errado no homem.\”

Pensamentos

Pensar nas coisas do alto, ou seja, nas coisas celestiais será fácil? São tantas coisas e preocupações em nossas vidas ocupando quase que em total nossa mente. No trabalho é necessário concentração e atenção no que fazemos. Em casa temos que pensar em nossos familiares, nos seus interesses e necessidades. Sem falar em tv, internet, rádio, que tendem a prender nossos pensamentos em seus programas e etc.

Nosso foco e atenção deveriam estar na Palavra de Deus e no Reino de Deus. Mas infelizmente nem sempre é fácil, mesmo para o cristão temente, sincero e obediente ao Senhor, controlar seus pensamentos e afastar da sua mente todas essas preocupações, decisões do seu dia-a-dia.

Ex-jogador do Santos usa futebol para evangelizar

O ex-jogador de futebol Roberto Brum, 34, passou por diversos clubes brasileiros, como Fluminense, Coritiba e Santos, onde foi campeão ao lado de Neymar. Ele encerrou a carreira em 2012, após trabalhar rapidamente como treinador.

Governo israelense recria digitalmente Templo de Salomão

Um comercial produzido pelo Ministério das Relações Exteriores de Israel foi proibido antes de ir ao ar, e gerou imensa polêmica no Estado judeu. O motivo seria a ideia de “destruição” da Mesquita de Al-Aqsa, o famoso Domo da Rocha, um dos locais mais sagrados do mundo para os muçulmanos.

Cristã Indígena enfrenta repetidos ataques na Colômbia

A jovem tem sofrido ameaças e ataques porque decidiu que seria melhor não se manter em silêncio, mas sim aumentar a conscientização sobre os abusos cometidos contra cristãos indígenas.

Pequenos.

Jesus. Escândalo para os judeus, pois “maldito o que for pendurado em um madeiro.” Loucura para os gentios, pois esperavam que a salvação viesse a cavalo, na imagem de um rei forte com seu exército. Um simples carpinteiro, morto numa cruz, a imagem de um “nada” aos nossos olhos… Mas esse “nada” foi TUDO, a única solução para o pecado. Quantas vezes olhamos para nossa vida e nos achamos um “nada”? Quantas vezes nos achamos pequenos demais para conseguir realizar determinado trabalho? Afinal, “tem tantas pessoas melhores e mais capacitadas do que eu.” Às vezes, nosso líder de jovens não é o mais popular da escola ou o grupo de louvor ainda não sabe tocar perfeitamente…

Nos dias de hoje ainda devemos pagar dizimo?

Devemos devolver o dízimo hoje em dia? Como o dízimo deve ser utilizado?” “Se a lei cerimonial foi abolida da cruz, o dízimo é válido hoje?” “Gálatas 3:10-14 afirma que não estamos mais debaixo da lei?” “O que o Bíblia diz sobre as artes marciais?” “O evolucionismo de Darwin e o espiritualismo tem alguma ligação com Lúcifer?” “Se eu devolvo o dízimo, posso saber como ele é utilizado?” “As profecias de Joel e Atos podem ser aplicadas aos fundadores da Igreja Adventista?” “Se Deus criou todos os animais, por que a Bíblia afirma que alguns são imundos?” “Se o mal continua existindo, por que Deus destruiu o mundo com o dilúvio?” “Davi teve a autorização de Deus para adulterar?”