Tratando A Cegueira Espiritual

O mundo tem se esforçado ao máximo para limpar seus próprios olhos espirituais. Invenções após invenções têm surgido. Lentes e óculos de todas as cores, formatos e tamanhos nos têm sido oferecidos e altamente recomendados por grandes e bem conhecidos líderes. Com grande freqüência, tem-nos sido garantido que, finalmente, foi descoberta uma lente com suficiente poder de aumento que nos capacitará a ver, permitindo que a luz penetre em nossos olhos cegos e ilumine o nosso ser por inteiro.

A despeito de tudo isso, a humanidade continua não enxergando e prossegue no pecado e na miséria. A deformação se acha em lugar por demais profundo. A nebulosidade e a cerração não se acham fora do olho, e, sim, dentro desse órgão. Todos os nossos esforços próprios e nossos melhores medicamentos deixam-nos precisamente onde nos encontrávamos.

Haverá Alguém Capaz De Produzir Tal Santidade?

Consideremos o padrão divino. Leiamos a lei, conforme foi dada aos filhos de Israel, os Dez Mandamentos e a lei moral, que Saulo reconheceu não poder cumprir, apesar de todo o seu zelo, quando percebeu o verdadeiro significado da lei. Examinemos, em seguida, o Sermão da Montanha e as várias afirmativas de nosso Senhor acerca da santidade de Deus. Ponderemos, então, a vida perfeita de Jesus. É isso o que temos de fazer. Essa é a retidão que teríamos de alcançar. Pode alguém realizar tal feito? Podem todas as boas intenções, toda a sinceridade e todo o zelo de que alguém é capaz, prover poder suficiente para escalar tão grandes alturas? Esse é o monte que temos de subir — o monte da santidade de Deus. Somos informados que, sem a santidade, ninguém jamais verá ao Senhor (Hb 12.14). Haverá alguém capaz de produzir tal santidade? Haverá poder suficiente, na minúscula máquina de nossa vida, para conduzir-nos a tão vertiginosas alturas? Indaguemos ao apóstolo Paulo. Indaguemos a Agostinho, a Lutero e a João Wesley. Façamos perguntas a todas as almas mais nobres que o mundo já viu, a todos os de espírito mais sincero e mais zeloso que a humanidade já conseguiu produzir. Então, qual poderoso coro e em voz uníssona, eles responderão, dizendo:

O Que Está Errado No Homem?

\”Quando passamos a discutir essa questão sobre o que está errado no homem, descobrimos, uma vez mais, que há apenas duas perspectivas, a bíblica e a não-bíblica… E tudo quanto temos a dizer sobre o ponto de vista inteiramente falso de hoje em dia, acerca do que está errado no homem, foi dito com perfeita lucidez, pelo profeta Jeremias, centenas de anos passados, quando se referiu aos falsos profetas que lhe eram contemporâneos: \”Curam superficialmente a ferida do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz\” (Jr 6.14). Esse tipo de profeta continua vivendo entre nós; continuamos a enfrentar a questão do que exatamente está errado no homem.\”

A graça foi mais abundante – Martyn Lloyd-Jones

Você e eu não temos que estar olhando nossa vida passada; nunca devemos ficar olhando para qualquer pecado que tenhamos cometido no passado, de modo nenhum, a não ser para louvar a Deus e engrandecer a Sua graça em Cristo Jesus. Eu o desafio a fazer isso. Se você olhar para o seu passado e este o deixar deprimido. . . você deverá fazer o que Paulo fez. «Eu fui blasfemo», disse ele, mas não parou aí. Disse em seguida: «Sou indigno de ser pregador do Evangelho»?