Como seres humanos que somos, estamos inseparavelmente submetidos às limitações do espaço e do tempo, por isso devemos considerá-lo quando vamos até a presença de Deus para cultuá-lo.
Livros de domingo para downloads, comparar e comprar
Dia Nacional de Jejum e Oração em favor do Sertão Nordestino
Ontem domingo dia 07 de dezembro, ocorreu o dia Nacional de Jejum e Oração em favor da evangelização do Sertão Nordestino, idealizado pelo Movimento Nacional de Evangelização do Sertão Nordestino. No dia de ontem igrejas, cristãos do Brasil inteiro intercederam em favor da transformação do Nordeste brasileiro, o jejum e oração iniciaram às 09:00 e encerrou-se às 15:00 horas.
O cristão e a Lei Áurea: Entre a liberdade e a escravidão – Parte VI – Guardar o sábado ou o domingo?
(Continuação da parte V)
O cristão e a Lei Áurea: Entre a liberdade e a escravidão – Parte VI – Guardar o sábado ou o domingo?
a) A santificação e guarda do sábado – A Lei previa a guarda do sábado PARA OS ISRAELITAS, que se iniciava ao anoitecer da sexta-feira indo até ao anoitecer do sábado (o sábado judaico), portanto diferente da contagem feita em nosso calendário e relógio, cujo dia se inicia a 00:00h (zero hora, ou meia-noite). Os defensores da guarda do sábado (denominados sabatistas) alegam que tal ordenança é anterior a Lei Mosaica, tendo sido estabelecida por Deus na criação do mundo, conforme descrito em Gênesis 2. Entretanto, quando analisamos os argumentos dos sabatistas, verificamos que recorrem à Lei para mostrar como uma pessoa deve se comportar durante o sábado, usando as instruções da Lei Mosaica para dizer o que se pode ou não se pode fazer. Ou seja, ainda que defendam a instituição da guarda do sábado como anterior à Lei, é na Lei que fundamentam sua observância prática (o que pode ou não fazer). A posição oficial da IASD (Igreja Adventista do Sétimo Dia) pode ser verificada aqui .
b) A santificação e guarda do domingo – A grande maioria dos cristãos adotou o domingo como o ‘dia do descanso’ (também chamado de ‘sábado cristão’), entendendo que a guarda do sábado é ordenança da Lei que se encerra em Cristo, e que a igreja primitiva começara a se reunir no primeiro dia da semana, o domingo, o dia da ressurreição, conforme Marcos 16:9, Atos 20:7, 1Coríntios 16:2 e Apocalipse 1:10. Contudo, ao longo da história se percebe que o domingo acabou se transformando de fato no ‘sábado cristão’, um dia cheio de formalismos e obrigações começando pela obrigatoriedade de se comparecer na ‘casa de Deus’, a igreja de pedra, onde, na prática, se diz habitar Deus, sendo considerado ‘pecado capital’ deixar de ali comparecer (quando digo ‘pecado capital’ me refiro à prática bastante comum de se excluir do rol de membros o ausente contumaz). O domingo se transformou no dia de ‘culto ao Senhor’, e este culto foi sendo revestido de uma série de formalidades, ordenanças, regras, doutrinas, usos e costumes tão escravizantes quanto o sábado judaico, já que deixar de cumprir qualquer dos preceitos estabelecidos caracterizaria desobediência à lei denominacional.
O cristão e a Lei Áurea: Entre a liberdade e a escravidão – Parte I
Todo brasileiro compreende a eficácia da Lei Áurea, sancionada em 13 de maio de 1888 pela princesa Isabel e que acabou com a escravidão no Brasil, libertando todos que estavam escravizados e proibindo a escravidão. A partir daquela data, toda pessoa que estivesse na condição de escravo passou a ter o direito de ir e vir, deixando de ter sobre si um dono escravizador, ficando desobrigada de cumprir ordenanças e regras que regulavam a relação dono-escravizador x escravo, simplesmente porque a Lei Áurea, ao promulgar a liberdade, fez com que tais ordenanças e regras perdessem a validade.
Contudo, é interessante como os cristãos não conseguem compreender a eficácia da ‘Lei Áurea’ sancionada por Cristo Jesus na cruz do calvário, assinada com seu próprio sangue e promulgada na sua ressurreição, abolindo (anulando) a ‘lei da escravidão’ que consistia numa série de ordenanças e regras que apontava e condenava o pecado, conduzindo à morte o trangressor-pecador-escravo.
Cair no espírito no Domingo Espetacular
Não bastasse Edir Macedo usar a internet para fazer duras crísticas ao pentecostalismo, e ao que ele chama de cair no espírito, agora ele vai usar a TV aberta, para tal.
A Decadência da “igreja”
No domingo, dia 11/09/2011, fui a uma igreja de denominação batista na cidade de Cuiabá-MT com minha esposa e meu filho.
Como meu filho, de apenas 2 anos de idade, não parava de andar dentro do prédio de reunião, levei-o para brincar no jardim que ficava à frente da “igreja”. Então pus-me a observar condutas de alguns prosélitos que lá estavam:
Damares se apresentou nesse domingo no Programa Domingo Legal!
Estamos acostumados a ver cantores evangélicos no SBT. O programa da Eliana e o Programa Raul Gil, são as atrações do SBT que mais recebem cantores evangélicos, Aline Barros, Lazaro, Fernanda Brum, Marina de Oliveira e Oficina G3, são apenas alguns dos nomes que apareceram nos programas do SBT nesses últimos tempos. Mas o Programa Domingo Legal, apresentado por Celso Portiolli, recebeu neste último domingo (12-06-2011) a cantora Damares!
Aline Barros participou no último domingo do programa da Eliana.
Eliana prepara uma homenagem para a cantora gospel Aline Barros.
Ela mostra um pouco da história da ganhadora do Grammy Latino, que se emociona com os depoimentos de amigos e familiares e canta seu sucessos.