Na Corda Bamba

A vida e os passos de um cristão renascido se assemelham à caminhada sobre uma corda bamba. Um filho de Deus não deve pender nem para a direita nem para a esquerda, mas cuidar para manter sempre o equilíbrio. O autor tem grande urgência em falar com você sobre este equilíbrio tão importante para a sua vida de fé.

Há algum tempo li a seguinte notícia:

Falha tentativa de quebra de recorde mundial na Suíça. No sábado à noite, depois de caminhar cerca de 600 metros sobre os cabos de sustentação do teleférico da montanha Säntis, o equilibrista Freddy Nock, de 40 anos, teve de desistir de sua tentativa de quebra de recorde. Por motivos até agora desconhecidos, a vara de equilíbrio escorregou das suas mãos, de forma que ele não pôde…

Música da Semana: Mais Perto Quero Estar

Essa música é especial. Hoje foi um dia triste pois faleceu uma mulher da qual todo cristão e pessoa devia se inspirar. Bernadette de Lourdes Silveira Ruch é aquele exemplo de pessoa que você vê raríssimas vezes, e independentemente do grau de proximidade que você tem dela, ela é e sempre será um exemplo vivo de alguém que acredita na sua fé, acredita em Deus e vive a Palavra, com muito amor, alegria e esperança. E tenho certeza que hoje, dia de seu falecimento, ela pode então, depois de uma vida exemplar, poder contemplar a promessa de nosso Senhor Jesus Cristo e contemplá-lo na glória! Logo iremos nos encontrar!

Evitando a síndrome de Peter Pan

Uma criação literária fantasmagórica do século 20 (fantasmagórica porque ela espelha várias verdades inconfortáveis a nosso respeito) é o personagem Peter Pan de J. M. Barrie, “o garoto que não crescia” como subtítulo de Barrie para o filme. Por duas gerações, Peter Pan foi celebrado e apreciado como um entretenimento infantil de qualidade. Várias gerações o perceberam simplesmente como a história de Peter e os piratas, com Wendy a reboque, e a amaram como tal. Quando era criança, li a história várias vezes. Ela se tornou minha leitura favorita. Sem dúvida, o filme de Steven Spielberg, Capitão Gancho, trouxe uma nova vida para a parte pirata da história. Contudo, Peter Pan continuará sendo um clássico infantil no século 21.

Contudo, Peter Pan não é uma pessoa com a qual qualquer adulto ou criança inteligente se identificará. Sua declaração, repetida….

Jacó e Esaú.

Isaque tinha quarenta anos quando casou com Rebeca. Rebeca não podia ter filhos, e por isso Isaque orou a Deus. O Senhor ouviu a oração dele, e Rebeca ficou grávida. E ela teve dois meninos. Os meninos cresceram. Esaú gostava de viver no campo e se tornou um bom caçador. Jacó, pelo contrário, era um homem sossegado, que gostava de ficar em casa. Isaque amava mais Esaú, Rebeca, por sua vez, preferia Jacó. Um dia, quando Jacó estava cozinhando um ensopado, Esaú chegou do campo, muito cansado, e foi dizendo: — Estou morrendo de fome, por favor, me deixe comer dessa coisa vermelha aí. Jacó respondeu: – Sim, eu deixo; mas só se você passar para mim os seus direitos de filho mais velho.

O arrependimento.

“Arrependei-vos e crede no evangelho!” Eis o brado de guerra celeste contra o pecado em suas múltiplas manifestações, brado este que se ouviu desde o principio do mundo, pregado e vivido por todas as testemunhas de Deus. Desde o patriarca Noé, o oitavo pregoeiro da justiça, até os nossos dias, o tema principal de todas as pregações evangélicas tem sido: “Arrependei-vos e crede!” O arrependimento é, por excelência, a doutrina fundamental do cristianismo. E sua importância fundamental repousa no fato indiscutível de que só há duas classes de criaturas que se salvam: as criancinhas, antes da consciência de pecado, porque das tais é o reino dos céus e as que se arrependem e crêem. Foi, principalmente, dando toda ênfase a esta doutrina, que o cristianismo começou. João Batista, o precursor de Jesus, que veio aplanar o caminho, como a voz que clama no deserto, teve o arrependimento como o tema fundamental de suas pregações preparatórias para o reino de Deus. “Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus”. Nosso Senhor Jesus Cristo, o rei Eterno, nosso Bendito e Eterno Salvador, inicia seu ministério apregoando a mesma doutrina. “Ora, depois que João foi entregue, veio Jesus para a Galiléia pregando o evangelho de Deus e dizendo: