A prioridade é o Reino de Deus

O Senhor enviou o profeta Ageu para entregar uma dura mensagem ao governador de Judá – Zorobabel, filho de Sealtiel – e a Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, a respeito da Sua casa, que ficava em segundo plano para os judeus. Era tempo de reconstrução, e cada um só se preocupava com a própria moradia. Então, vendo o Senhor o espírito ganancioso do Seu povo, fez-lhe revelações que, sem dúvida, também servem de lições para nós.

Se Abraão tivesse recuado

Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Hebreus 10.38
Abraão buscou o Senhor quando sua geração praticava as mais baixas práticas espirituais. Então, ouviu a voz divina mandar que ele saísse de sua terra, da casa de seu pai, e fosse em direção a um local que Deus lhe mostraria (Gn 12.1).

DISCÍPULOS DO SENHOR

E todos os teus filhos serão discípulos do SENHOR; e a paz de teus filhos será abundante. Isaías 54.13
Sua escolha e os dons que Deus lhe concedeu são irrevogáveis. Nem Ele pode cancelá-los, a menos que você se dê ao inimigo.

QUANDO DEUS SE TORNA A SUA FORÇA

O SENHOR é a minha força e o meu cântico, porque ele me salvou. Salmo 118.14
A salvação é de uma importância inimaginável. Com ela, nós nos livramos das forças das trevas e passamos a ter o Senhor como a nossa Força.

DEUS FAZ TUDO POR VOCÊ

Nos tempos bíblicos, os israelitas transmitiam dos pais aos filhos o que o Senhor havia feito com eles. Reviver os atos de Deus trazia à memória os maravilhosos feitos do Altíssimo e avivava a fé daquele povo. Quanto aos filhos, se, em gerações futuras, precisassem de ajuda em razão de alguma tragédia ou um ataque do maligno, eles confiariam nAquele que nunca falha.

SEDE DO DEUS VIVO

Ninguém consegue deixar de beber água quando a sede é muito intensa. Se a sua alma tiver sede do Deus vivo – dAquele que opera tudo em favor de quem nEle crê –, você será uma das pessoas mais abençoadas de todos os tempos. Os que estão sedentos da presença do Senhor desfrutam de paz, vivem com saúde e têm os seus sonhos realizados. Se você pedir, Ele lhe dará sede da Sua presença.

TEMPO DESPERDIÇADO

Se os outros reis que antecederam Joaquim no trono de Judá não serviram a Deus, isso não deveria ser usado como desculpa para que ele não Lhe servisse também. Ora, se ele tivesse demonstrado dedicação à Palavra do Senhor, seu futuro teria sido magnífico, mas, por não temer o Altíssimo, esse governante fez o que era mau aos olhos de Deus e, por isso, foi amarrado e levado à Babilônia, onde ficou por 37 anos no cárcere.

DEUS CUMPRIRÁ O QUE LHE TEM PROMETIDO

Um fato importante revelado nesse versículo é que Deus escolheu você para fazer a vontade dEle. O Senhor o amou tanto que o fez entender Seu plano, e, agora, o que for necessário fará por você. Além de termos sido escolhidos por Jesus, o Senhor também nos nomeou para produzirmos muito fruto (Jo 15.8), a fim de que o Altíssimo nos atenda em tudo o que pedirmos.

Lição para os crentes pessimistas

Parece contradição, mas há crentes pessimistas, e essa condição os leva a viverem nas mãos dos demônios, sofrendo todos os seus terrores. Na verdade, os servos do Altíssimo não deveria ter esse sentimento, pois o Altíssimo declara que em todas as coisas eles são mais do que vencedores (Rm 8.37), pois podem encontrar a bondade do Senhor, presente por todos os lados, como o ar que respiram.

Faça sua fé ser ouvida

O Senhor deu a cada um dos Seus filhos uma fé preciosa, a qual precisa ser colocada em ação para os outros se beneficiarem dela. A fé que há em você está em Jesus, mas, para você desfrutar da vida abundante que Ele trouxe (Jo 10.10), sua confiança nEle precisa ser posta em ação. Cuidado com os demônios, pois eles querem roubar o que lhe foi dado.