O valor dos cultos de virada do ano

Entro no automóvel e rodo pela periferia de Olinda e Recife (e de outras cidades, em outros tempos). O dia é 31 de dezembro. A hora: das dez da noite à meia-noite. Igrejas batistas, presbiterianas, congregacionais, assembleias de Deus e, tantas outras, templos superlotados, com membros, visitantes e parentes dos membros. Ações de graças, intercessões, dedicações, reconsagrações, adoração, louvor, alegria, confraternização, esperanças: um novo tempo sob o eterno Deus. Que maravilha! Que bênção! Uma das mais ricas, belas e profundas tradições do protestantismo evangélico de missão: os Cultos de Vigília de Virada de Ano. Muitos milagres têm acontecido nessas ocasiões, em que a brevidade e a qualidade da vida impactam dramaticamente, demandando decisões.

Espero que o povo crente simples de coração mantenha essa santa tradição até a volta de Jesus.

Pouco tempo após a minha conversão, tive a….

Feliz 2012

Bom pessoal chegamos ao fim de mais um ano e muita coisa mudou. Muita coisa aconteceu, algumas que não queríamos, outras que almejávamos, mas como diz a palavra de Deus: Ebenézer, até aqui nos ajudou o Senhor. O importante é sabermos que mesmo com lutas, continuamos na batalha da fé, as vezes fraquinhos, as vezes mais fortes, mas estamos lutando para seguir os ensinamentos de Cristo, e podemos ter certeza que Aquele que começou a boa obra irá aperfeiçoar até aquele dia!

Quero agradecer ao meu Deus por mais este ano que estamos na presença d\\\’Ele e por ter nos sustentado, pois sem Ele não somos nada, também a todos os leitores por nos aturar muitas vezes, mas saibam que estamos aqui para edificar a igreja e alertar todo veneno que o inimigo tem lançado para destruir nossa fé simples em Cristo. A minha esposa amada Paola que sempre me dá forças, sem ela não…

A música é Gospel, mas é Bíblica?

O significado destas duas contrações God + spell significa “evangelho” “boa nova”. Ironicamente a música Gospel como conhecemos hoje está cada vez mais distante da verdade da Palavra de Deus.
Vejamos alguns exemplos:

– Música: Deus de Promessas (Ministério: Toque no Altar)
“-És Deus de perto e NÃO de longe, nunca mudaste, tu és fiel.”
Compreendo que o autor quis dizer que Deus não está longe de nós, mas essa parte da música faz referência a uma passagem em Jeremias 23:23 que diz:
Acaso, sou Deus apenas de perto, diz o Senhor, e não também de longe?
Ou seja, a Bíblia diz que Deus é um Deus de perto e também de longe. Mesmo que você esteja distante de Deus ele sempre estará a te observar. Deus está a observar os maus e os bons. Provérbios 15:3.

Música gospel: Fé e Dinheiro

Música gospel: trinados, fé e dinheiro
Na contramão da indústria fonográfica em crise, o mercado de música religiosa cresce no Brasil, atrai grandes gravadoras e o interesse da Rede Globo
Rodrigo Levino

Aline Barros, cantora gospel: com milhões de discos vendidos, ela é a jóia da coroa no mercado gospel (Oscar Cabral)
A venda de discos pirateados representa de 10% a 15% do mercado gospel, um índice muito inferior ao do mercado laico, de 52%
Desde o fim dos anos 1990, o mercado de música enfrenta uma crise sem precedentes. No Brasil, de acordo com dados da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI, na sigla em inglês), 45% das músicas são consumidas a partir de downloads ilegais e 52% dos discos vendidos são piratas. Mas há no cenário pouco animador uma ilha de bonança: o mercado gospel.

6 planos de leitura da Bíblia para começar 2012 com o pé direito

Sempre que começa um ano fazemos planos, projeções, traçamos sonhos. Isso é muito bom! Só não é bom quando esquecemos de traçar objetivos espirituais e de comunhão com Deus. Pensando nisso, resolvi publicar alguns métodos de leitura bíblica para ajudá-lo a estudar a Palavra de Deus e crescer espiritualmente.

A Eternidade de Deus

A Bíblia afirma claramente a eternidade de Deus. Os termos “eterno”, “perpétuo” e “para sempre” são frequentemente empregados pelos tradutores da Bíblia na tentativa de captar o sentido das expressões hebraicas e gregas que colocam Deus dentro de nossa realidade temporal e finita. As Sagradas Escrituras afirmam que Deus existia antes mesmo da criação. Aliás, a criação é justamente uma obra Dele: “Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade, tu és Deus”, Sl 90.2

Consequências da “Teologia da prosperidadade”

A primeira conseqüência danosa que a teologia da prosperidade causa pode ser vista nos púlpitos. O ministério que anteriormente era vocacional tornou-se, em alguns círculos, algo meramente profissional. Os pastores agora são vistos como um profissional liberal e não como um ministro de Deus. Segundo a Teologia da Prosperidade, ele não mais pastoreia (1 Pe 5.2), mas gerencia sua igreja. A igreja passa a ter a mesma dinâmica administrativa de uma empresa. A fé tornou-se um bem de consumo e os adoradores foram alçados a consumidores. Já existem denominações que contratam institutos de pesquisas para verificar se abrir um igreja em determinado bairro é viável. Pode ser que não seja lucrativo (1 Tm 6.5)!