O IBGE e o fracasso da teologia da prosperidade

O IBGE publicou uma informação que desconstrói totalmente o pressuposto neopentecostal de prosperidade. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística as famílias chefiadas por uma pessoa que segue a religião espírita têm maior rendimento médio mensal (R$ 3.796) do que as mantidas por um evangélico pentecostal (R$ 1.271), segundo Pesquisa de Orçamentos Familiares.

O analista socioeconômico do IBGE, José Mauro de Freitas Júnior, diz que a escolaridade entre as religiões influenciou nos resultados. “Os maiores rendimentos são dos espíritas muito provavelmente, porque eles têm um grau de escolaridade maior do que os evangélicos pentecostais, que ficaram com…

O que aprendemos com Rode ?

INTRODUÇÃO

Rode significa “rosa”, em grego (rhode). Era doméstica na casa de Maria, mãe de João Marcos (vv. 12-13). Na igreja primitiva havia gente de posses, e com escravos gregos. Marcos era primo de Barnabé, outro irmão de posses, na igreja (Cl 4.10). Maria e Barnabé eram parentes. Barnabé era judeu cipriota (At 4.36), nascido, então, em Chipre. A família veio de fora, para Jerusalém. E Rode veio com ela. Assim a encontramos com os primeiros cristãos, ex-judeus. Ela, gentia, estava com eles. Havia uma grande mobilidade das pessoas, na época, o que facilitou a expansão do evangelho. Pensemos em um pouco em Rode, uma cristã comum, mas como todo cristão deve ser, uma pessoa marcante.

1. DE FORA, MAS ENTROU

Rode era gentia. Mas estava ….

Pregação simples e honesta

Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano, nem torcemos a palavra de Deus. Ao contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus. (2 Co 4: 2 – NVI)

O motivo, a mensagem e o método de pregação nunca deveriam estar envoltos em mistério. Existem aqueles que igualam complexidade e ambiguidade à profundidade. Pregar é dizer às pessoas tudo o que Deus tem revelado na fé cristã, ou seja, na Bíblia. E nada sobre isso tem necessidade de ser confuso. Como Paulo lembra aos Coríntios, “pois nada lhes escrevemos que vocês não sejam capazes de ler ou entender” (1.13).

Sem dúvida, Pedro observa…

7 tipos de sermões que atrapalham o culto.

Apenas para ilustrar, vamos fazer uma rápida classificação dos sermões que mais atrapalham o culto. Se você freqüenta igreja há vários anos, é provável que já se tenha encontrado com alguns desses sermões mais de uma vez. A seguir, descrevem-se os tipos de sermão que atrapalham o culto.

Meu Deus é Soberano!

Lembro quando eu era criança e ouvia das pessoas coisas do tipo “o futuro a Deus pertence” e cresci sabendo que Deus é o dono do meu futuro, Ele e apenas Ele, conhece-o plenamente.
E se eu pensasse diferente seria complicado crer nesse Deus…

Minha esperança é saber que mesmo sofrendo com as lutas e perseguições aqui na terra, enquanto Cristão, elas findarão quando Cristo voltar e nos levar pra uma morada eterna, onde não haverá mais pranto, tristezas e dores. Será um gozo eterno!

Desabafo de Nívea Soares sobre idolatria gospel

Não pude deixar de publicar isso! Acabei de ver no Genizah! É muito bom ver que ainda tem pessoas no meio evangélico que tenha uma visão correta e preocupada de onde estamos indo parar. É realmente bom ouvir essa palavras dessa cantora, que chega a chorar ao lembrar do cristianismo frágil e manco que estamos vivendo!

Ilustrações: A lei do caminhão de lixo

m belo dia um homem pegou um táxi para o aeroporto. O taxista, muito correto na direção, andava na faixa certa, dirigindo com toda a atenção quando, de repente, um carro preto saiu de um estacionamento com grande violência, atravessando bruscamente em sua frente…

Antes do burburinho

Antes dos compromissos da agenda profissional; antes da rotina do filho na escola; antes mesmo do quebra-jejum matinal; eu me reservo a um hábito que procuro manter com religiosa sacralidade, pois sei que o Inefável sempre desce para tabernacular pessoalmente comigo nas primeiras horas do dia – e como eu gosto disso e me faz bem!

Escravos da Religião.

Amados, gostaria de fazer uma abordagem muito séria neste estudo de hoje: a escravidão religiosa. A bíblia é muito clara quanto a isso. Diversas passagens nos mostram o quanto o sistema religioso, seja ele qual for,é falido e incapaz de transformar a vida de alguém.
o próprio judaísmo estava sendo questionado por homens que desempenhavam um papel social bem intenso naqueles dias ,como João Batista e o nosso Senhor Jesus Cristo.

O maior símbolo religioso dos israelitas era o Templo de Salomão, neste caso o terceiro templo, reformado por Herodes e destruído por Tito.

A vida social daquela comunidade gravitava em torno do Templo, inclusive, a sua verdadeira função já havia sido deturpada, pois a casa de Deus deveria ser uma casa de oração, e não um pólo comercial de homens.