APRENDENDO COM AS PORTAS DE JERUSALÉM

Nesta lição, estudaremos o capítulo três do livro de Neemias. Veremos o significado espiritual de algumas portas de Jerusalém. A Cidade Santa, como todos sabemos, era grande. Logo, eram necessárias várias portas de acesso, para que a sua vida corresse normalmente.

CRIAÇÃO

Uma adaptação bem resumida da peça Diante do Trono para o teatro de fantoches.
1. Objetivo: mostrar Deus como o criador de todas as coisas.
2. Tema: A criação
3. Recursos Visuais: fantoches principais (Lalá e Joãozinho)
4. Cenário: caracterizado por uma paisagem contendo árvores, flores, o sol e um riacho.

Dia das Crianças como surgiu?

Dia das Crianças no Brasil.

A criação do Dia das Crianças no Brasil foi sugerido pelo deputado federal Galdino do Valle Filho na década de 1920.
Arthur Bernardes, então presidente do Brasil, aprovou por meio do decreto de nº 4867, no dia 5 de novembro de 1924, a data de 12 de outubro como o dia dos pequenos.
O Dia das Crianças só passou a ser comemorado mesmo em 1960, quando a fábrica de brinquedos Estrela fez uma promoção junto com a empresa Johnson & Johnson para lançar a “Semana do Bebê Robusto” e aumentar suas vendas.
A idéia das duas empresas deram tão certo que outros comerciantes resolveram adotar a mesma estratégia. E assim, dia 12 de outubro é dia de criança ganhar presente!

Dia das Crianças no Mundo.

Muitos países comemoram o Dia das Crianças em outros dias do ano. Na Índia, é em 15 de novembro. Em Portugal e Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Na China e no Japão, a comemoração acontece em 5 de maio.

Dia Universal da Criança.

A Organização das Nações Unidas, também conhecida como ONU, comemora o dia de todas as crianças do mundo em 20 de novembro. Foi nessa data que os países aprovaram a Declaração dos Direitos das Crianças.

Ídolos e idólatras.

Filhinhos guardai-vos dos ídolos. (1 João 5. 21)
A primeira carta do apóstolo João foi escrita em 85 d. C. Temos informações sobre a longa vida deste dedicado homem, que por sua fé e fidelidade aos ensinamentos de Cristo foi desterrado para a ilha de Patmos e posteriormente sentenciado à morte em Éfeso, por causa de seu ardoroso testemunho.
O fato de João recomendar de forma veemente aos cristãos, a se guardarem dos ídolos está profundamente relacionado ao conhecimento das verdades fundamentais do cristianismo, que expressam o pensamento de Deus e, por outro lado, quanto ao perigo que a idolatria representava para os cristãos, considerando também que ela sempre produziu ameaças para a fé e confiança no Deus verdadeiro, a exemplo da relação histórica entre Deus e o povo de Israel. Quando lemos: “Filhinhos guardai-vos dos ídolos”, nota-se que vem precedido pelo o entendimento de que, os cristãos fazem parte daqueles que – conhecem o verdadeiro.
Conhecer o verdadeiro acontece através do conhecimento da verdade. O centro da mensagem de Cristo era a verdade. Partindo dela é que, a luz se manifesta para trazer libertação e vida. Lamento profundamente o fato de muitas denominações, consideradas cristãs estarem se rendendo às massas, aos mitos e se afastando cada vez mais da verdade. Os grandes apelos que se fazem hoje para as pessoas se aproximarem de Deus não considera o princípio da verdade, mas do erro, do engano, da alienação, que estão escondidos no mito, um caminho que leva à idolatria e à mentira, e não à verdade libertadora. Quando alguém, ou uma instituição deixar de girar em torno da verdade, só sobrarão os mitos e pessoas alienadas.