Livre arbítrio, eleição, predestinação: dá para conciliar?

O que a Bíblia nos revela acerca do livre arbítrio, eleição e predestinação? Qual a participação do homem no processo de salvação? Existe livre arbítrio? O estudo vai mostrar que a Bíblia tem a resposta certa para essas perguntas.

Do Senhor é a terra

Estamos chegando ao momento das decisões eleitorais. Por opção ministerial, tenho me mantido em silêncio durante todo este processo. Exatamente por isso, por ter me ocupado com o ministério da palavra, quero aproveitar a ocasião e olhar para a Bíblia buscando ver o que ela tem a me dizer para o dia de hoje. Com contornos políticos o Sl 24 diz que do Senhor é a terra.

Profecia fala sobre eleição de uma mulher cristã

A escolha do PSB de colocar Marina Silva no lugar de Eduardo Campos para concorrer ao cargo de Presidente do Brasil fez com evangélicos se lembrassem de uma profecia proferida na Conferência Dunamis de 2011.

A Soberania De Deus Na Salvação

Como pode um homem sendo pecador ser salvo? Como pode um injusto ser declarado justo aos olhos do Deus santo? Como pode o homem tão vulnerável ter garantia de salvação? Paulo responde a essas questões quando escreve sua carta aos romanos. Vamos, tratar aqui de cinco afirmações categóricas que nos afirmam a soberania de Deus na salvação.

Em primeiro lugar, Deus nos conheceu desde a eternidade (Rm 8.29). Deus nos conheceu de antemão. Ele nos amou desde toda a eternidade. Amou-nos não porque viu algo em nós que despertasse seu amor, mas amou-nos incondicionalmente.

José Wellington é reeleito presidente da Assembleia de Deus

O pastor José Wellington foi reeleito presidente da Assembleia de Deus, com 9.003 votos. A eleição foi realizada nesta quinta-feira (11), em Brasília. Há 22 anos no cargo, Wellington vai chefiar a maior denominação evangélica do país pelos próximos quatro anos.

Deus é obrigado a salvar a todos?

Embora ‘Deus não é obrigado a salvar todos’, Ele se obrigou a salvar todos que creem no nome do seu Filho por dois motivos: a) Ele prometeu vida eterna antes dos tempos eternos, e; b) E não faz acepção de pessoas.

O Livre Arbítrio

Continuando a série de artigo sobre eleição, predestinação e livre arbítrio, hoje estou escrevendo o tema sobre o livre arbítrio e suas implicações com a doutrina da eleição, procurando mostrar que não há contradição alguma nestes dois assuntos.
Para muitos teólogos e cristãos a doutrina da eleição é incompatível com o livre arbítrio, porém sabemos que o livre arbítrio é um ensinamento bíblico, assim como a eleição também, leia o artigo anterior.

Os Eleitos e a Graça de Deus

A doutrina da eleição é uma subcategoria da predestinação, é a idéia de que Deus escolheu alguns, antes mesmo da existência delas para serem seus filhos, Rom 8:29,30 e Efé 1:4. O oposto da da eleição é a reprovação, isto é, significa que os não-eleitos foram rejeitados por Deus e sofrem o castigo merecido pelos seus pecados. De acordo com este pensamento os não-eleitos foram predestinados ao julgamento eterno, entretanto admitir a reprovação seria culpar Deus pelo mal, e Deus não é responsável pelo mal (Tia: 1:13), apesar de permitir que o mal aconteça. Mas ele não é o agende do mal, o causador, ele apenas permite a ocorrência do mal, baseado no livre-arbítrio do ser humano, sobre este assunto estou preparando um artigo sobre este tema.

Mensagem: A Doutrina Bíblica da Eleição (Presdestinação)

Mensagem de 50 min. pregada em sermão de prova do Seminário Presbiteriano Renovado de Cianorte – PR sobre a doutrina bíblica da Eleição. Esta maravilhosa doutrina ensina total dependência de Deus e submissão à soberania do Senhor.