Livre arbítrio, eleição, predestinação: dá para conciliar?

O que a Bíblia nos revela acerca do livre arbítrio, eleição e predestinação? Qual a participação do homem no processo de salvação? Existe livre arbítrio? O estudo vai mostrar que a Bíblia tem a resposta certa para essas perguntas.

Deus é obrigado a salvar a todos?

Embora ‘Deus não é obrigado a salvar todos’, Ele se obrigou a salvar todos que creem no nome do seu Filho por dois motivos: a) Ele prometeu vida eterna antes dos tempos eternos, e; b) E não faz acepção de pessoas.

Os Eleitos e a Graça de Deus

A doutrina da eleição é uma subcategoria da predestinação, é a idéia de que Deus escolheu alguns, antes mesmo da existência delas para serem seus filhos, Rom 8:29,30 e Efé 1:4. O oposto da da eleição é a reprovação, isto é, significa que os não-eleitos foram rejeitados por Deus e sofrem o castigo merecido pelos seus pecados. De acordo com este pensamento os não-eleitos foram predestinados ao julgamento eterno, entretanto admitir a reprovação seria culpar Deus pelo mal, e Deus não é responsável pelo mal (Tia: 1:13), apesar de permitir que o mal aconteça. Mas ele não é o agende do mal, o causador, ele apenas permite a ocorrência do mal, baseado no livre-arbítrio do ser humano, sobre este assunto estou preparando um artigo sobre este tema.

Predestinação: Fatalista ou Condicional ?

Quando escrevi o primeiro livro sobre a Doutrina da Predestinação, nunca havia lido qualquer livro a respeito do assunto. Tudo que escrevi foi por absoluta revelação de Deus, tendo a Bíblia Sagrada como minha única fonte inspiradora e regra de fé. Confesso que nunca fiz um seminário, nem cursei nenhuma faculdade de teologia.