O que significa a palavra ímpio?

É comum ouvirmos nos cultos e nas pregações a palavra Ímpio sendo mencionada dezenas de vezes. O fato é que temos em mente somente um significado para a palavra ímpio: todas as pessoas que não frequentam a igreja. Mas será que isto está errado?

Canibalismo na igreja primitiva?

Quem vem acompanhando o meu blog nestas últimas semanas percebeu que postei alguns textos tratando sobre erros de interpretação de certos versos da Palavra de Deus. Esta postagem não será diferente. Escreverei sobre a falsa acusação de que o texto de João 6.53 instituiu o canibalismo como um rito da igreja primitiva.

Observação de praticas do Antigo Testamento quanto aos sacrifícios, ao vestuário e a hábitos alimentares

Dizer que os cristãos atualmente são obrigados a observar ou praticar algumas regras do Antigo Testamento quanto aos sacrifícios, ao uso de vestuário e mesmo a hábitos alimentares, constitui-se em um erro gravíssimo de interpretação bíblica, principalmente pelo fato de que esse tipo de interprete não considerou o contexto histórico-cultural ao tentar interpretar a Palavra de Deus.

É correto interpretar Atos 4.32-36 como o endossamento à prática de um comunismo primitivo?

A interpretação de que a referida passagem endossa a prática do comunismo primitivo por parte da igreja cristã do primeiro século está totalmente equivocada, pois o conteúdo desta porção das Escrituras não dá margem para esse pensamento. Normalmente, interpretações incorretas como esta ocorre quando o interprete isola o texto do seu contexto, o que é uma falta grave para aquele que se coloca a praticar uma verdadeira exegese bíblica. Portanto, a regra violada aqui, foi o principio de que As Escrituras Interpretam as Escrituras, pois entender que este texto bíblico é um incentivo à pratica do comunismo não está consistente com o ensino da totalidade das Escrituras.

Epístola aos Gálatas e as ordenanças do Novo Testamento

Em Gálatas 5.1 está escrito: “Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão”. À primeira vista, a leitura desse único versículo dá a impressão que o apóstolo Paulo está orientando os cristãos a ignorarem as ordenanças do NT caso sintam-se orientados pelo Espírito Santo a fazê-lo. Isso não é verdade.