Cristianismo Sem Cruz

Trago à tona este assunto, em função da seriedade e pertinência da matéria, pois vejo como lamentável a indiferença que tem caracterizado o povo de Deus nos dias atuais ante os grandes desafios morais e espirituais que nos cercam, principalmente se considerarmos o caminho de dor e sofrimento pelo qual Jesus percorreu.

Em parte, esta situação vem se firmando por culpa dos pregadores atuais que levam os membros das igrejas a praticarem um tipo de cristianismo sem sofrimento, sem doença, sem dificuldade financeira, sem rejeição, sem descontentamento, enfim, sem cruz. As pessoas estão aceitando a Cristo como salvador…

Como ter vida em abundância?

O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. João 10:10

Para algumas pessoas a vida é boa, já outras apenas sobrevivem a cada dia, esperando que o amanhã seja melhor que hoje.

A causa de quase todos os males na humanidade é o pecado, originado em Adão e Eva, pois antes dele o homem tinha plena comunhão com Deus e todos os dias eram maravilhosos, havia vida em abundância.
A conseqüência do pecado foi a morte física, espiritual e eterna. Porém parte desta conseqüência (todos morremos fisicamente, exceto…

A família e os tempos modernos

Vivemos em tempos totalmente diferentes, principalmente quando se trata de família. Antigamente, não há muito tempo atrás, as famílias eram formadas por diversas gerações que coabitavam juntas e eram de posses. Hoje em dias, nos tempos atuais, as famílias já não existem nesse modelo. São famílias que dificilmente coabitam com mais de duas gerações e que são em sua grande maioria assalariadas. Além disso, a influência do mundo externo tem provocado mudanças contínuas no perfil familiar.

Se vivemos nesse tempo em que a família herdou tais características, temos um grande desafio: Não permitir que os valores mais caros da família se percam.

1 – A MODERNIDADE E A GEOGRAFIA FAMILIAR

Muito embora desfrutemos de uma época com tantos meios tecnológicos que prometem aproximar as pessoas, nunca houve uma distância tão grande do ser humano para com os seus. Se antigamente tínhamos uma família imensa morando debaixo de um mesmo teto, hoje em dia às vezes nem os filhos moram na…

Fé, razão e sentimentos

Devemos empregar o melhor de nossa razão para conhecer quais são as verdadeiras Escrituras canônicas, para expandir o texto para traduzi-lo verdadeiramente, para agregar inferências exatas e justas das declarações das Escrituras, e então aplicar tudo isso em questões de doutrina e adoração. [Richard Baxter]

Em nossa revolta contra a razão, mudamos a “fé de uma vez por toda confiada aos santos” (Jd 3) e fracassamos em nos preparar para defender essa fé.

Embora a razão, a lógica e o pensamento crítico não sejam nossas únicas ferramentas, sem eles somos inclinados a interpretar erroneamente a palavra de Deus, possuindo zelo sem conhecimento e utilizando de modo equivocado os dons celestiais.

Ondas de romantismo, relativismo e individualismo têm desencadeado uma ênfase crescente no sentimento em prejuízo do…

7 Razões porque os evangélicos abandonaram as Escrituras.

Parte da igreja evangélica brasileira encontra-se mergulhada nas mais incongruentes distorções teológicas. Basta olharmos para os nossos arraiais que percebemos a complicada situação vivenciada por aqueles que se dizem cristãos. De certa forma acredito isso se deva ao fato de termos abandonado as Escrituras.

É claro que a relativização da Bíblia não se deu de uma hora para outra. Na verdade, ouso afirmar que o abandono das Escrituras Sagradas se deu paulatinamente, proporcionando a longo prazo a miscigenação do evangelho.

Isto, posto, gostaria de elencar algumas razões porque os evangélicos abandonaram as Escrituras.

1- A preguiça dos pastores. Lamentavelmente existem inúmeros pastores preguiçosos que não se esmeram na preparação de suas mensagens. Na verdade, poucos são aqueles que dedicam horas a fio preparando sermões relevantes…

Cônjuge, meu companheiro!

Companheirismo, eis aí, mais uma das colunas que mantêm um casamento por toda uma vida, regado a contentamento e satisfação.

Outro dia ouvi alguém falando sobre sua separação e a alegação era de que estava faltando três ingredientes no seu relacionamento: Respeito, desejo e alegria.Considerei sobre isso e acabei concordando que com tais ausências de fato as coisas não poderiam continuar mesmo.

Respeito fala de um tratamento honroso, de se ter o outro em alta conta, de cuidado com sua reputação e seus sentimentos; desejo fala do apelo sexual, da libido, dos encontros de prazer , e por fim, a alegria, que ao meu ver, aqui se refere a um bem estar relacional, quando a presença do outro é importante, quando…

A suficiência das Escrituras

A Reforma do século dezesseis foi um divisor de águas na vida da igreja e também na história da humanidade. A Reforma não foi uma inovação, mas uma restauração. Não foi a abertura de um novo caminho, mas uma volta às veredas antigas. Não foi a introdução de um novo evangelho, mas uma volta ao antigo evangelho. A Reforma foi uma volta à doutrina dos apóstolos, um retorno ao Cristianismo puro e simples. As verdades enfatizadas na Reforma podem ser sintetizadas em cinco “solas”: Sola Scriptura, Sola Fide, Sola Gratia, Solu Christu e Soli Deo Gloria. Vamos destacar agora o Sola Scriptura.

Todas as igrejas cristãs creem nas Escrituras e aproximam-se dela como Palavra de Deus. Porém, nem todas têm o mesmo conceito das Escrituras. A Bíblia não apenas contém a Palavra de Deus, a Bíblia é a Palavra de Deus. A Bíblia não é…

Série: Homens de Deus que fizeram história X – João Bunyan

João Bunyan – Sonhador imortal – (1628-1688)

“Caminhando pelo deserto deste mundo, parei num sítio onde havia uma caverna (a prisão de Bedford): ali deitei-me para descansar. Em breve adormeci e tive um sonho. Vi um homem coberto de andrajos, de pé, e com as costas voltadas para a sua habitação, tendo sobre os ombros uma pesada carga e nas mãos um livro”.

Faz três séculos que João Bunyan assim iniciou o seu li­vro, o Peregrino. Os que conhecem as suas obras literárias podem testificar de que ele é, de fato, “o Sonhador Imor­tal” – “Estando ele morto, ainda fala”. Contudo, enquanto miríades de crentes conhecem o Peregrino, poucos conhe­cem a história da vida de oração desse valente pregador.

Bunyan, na sua obra, Graça Abundante ao Principal dos Pecadores, nos informa que seus pais, apesar de vive­rem em extrema pobreza, conseguiram ensiná-lo a ler e es­crever. Ele mesmo se intitulou a si próprio de “o principal dos pecadores”; outros…

‘Precisamos de um avivamento e não de histeria coletiva’, diz Rev. Hernandes

Diversos líderes participam do 39° Encontro da Sepal (Servindo Pastores e Líderes) 2012 que está acontecendo entre os dias 7 a 11 de maio, em Águas de Lindóia, SP, com o objetivo de fortalecer a liderança da igreja brasileira.

Entre os preletores incluem líderes cristãos de renome como Bill Hybels, pastor da megaigreja americana, Willow Creek, o pastor presbiteriano Hernandes Dias Lopes, o tradutor da SBB e pastor Vilson Scholz, o professor e pastor Luiz Sayão, o missionário da Sepal e Diretor de Lausanne para a América Latina, Marcos Amado, entre outros.

Nesta quarta-feira, o evento contou com a palestra do rev. Hernandes Dias Lopes que abordou no tema “O Derramamento do Espírito”, o…

Sociedade Bíblica do Brasil comemora 64 anos

Em celebração, o objetivo dar continuidade à divulgação da Bíblia Sagrada e de sua mensagem a todas as pessoas, dando ênfase aos programas A Bíblia para Pessoas com Deficiência Visual e Luz na Amazônia.

Bairro cristão é atacado na Indonésia

Pessoas não identificadas atearam fogo em casas e carros. Dezenas de famílias fugiram de suas casas com medo de novos ataques. Os confrontos tiveram início no dia 14 de maio, durante as celebrações do herói nacional Thomas Matulessy. A possibilidade dos ataques serem de autoria de muçulmanos foi descartada pela Polícia.

Marcha para Jesus 2012 deve reunir mais de 200 mil pessoas neste sábado em Curitiba

Parte do calendário oficial curitibano, a expectativa é que o evento seja o maior de todos os tempos, com um público superior a 200 mil pessoas seguindo mais de 15 caminhões de som. Para este ano, o tema da Marcha para Jesus lembra mais uma vez a importância da família, com o slogan: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”, texto bíblico presente em Josué 24:15.