Fé é Dependência

Fé é uma das palavras que, por muito tempo, tem sido tão mal usada, que a maioria das pessoas não tem ideia do que ela realmente significa. Peça a alguma pessoa na rua que descreva a fé, e, embora talvez você ouça algumas palavras respeitosas e agradáveis, o âmago da questão será, provavelmente, que fé é crer no ridículo em contrário de toda evidência.

O Rei Sofredor Ressuscitou

“Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!”. Foi isso que João Batista, o profeta que usava veste de pelos de camelo e comia gafanhotos, disse, quando viu Jesus se aproximando dele (Jo 1:29). O que João Batista estava querendo dizer? O Cordeiro de Deus? Tirar o pecado do mundo?

Todo judeu do século I saberia imediatamente o que João queria dizer com a expressão “o Cordeiro de deus, que tira o pecado do mundo”. Era uma referência à festa judaica da Páscoa, um memorial da miraculosa libertação dos israelitas da servidão do Egito, realizada por Deus 1.500 anos antes.

O Evangelho Em Romanos 1 a 4

Paulo começou dizendo: “Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Rm 1:16). A partir disso, especialmente nos primeiros quatro capítulos, Paulo explica as boas-novas sobre Jesus em detalhes maravilhosos. À medida que examinamos esses capítulos, vemos que Paulo estruturou sua apresentação do evangelho ao redor de poucas verdades essenciais, verdades que se mostram repetidas vezes na pregação do evangelho feita pelo apóstolo. Consideremos o progresso do pensamento de Paulo em Romanos 1 a 4.