ESSÊNCIA É MAIS IMPORTANTE

(…)Se esse princípio fosse melhor observado em nossos dias, muita pouca bobagem seria feita em nome do Evangelho. Há muitos que, em nome de objetivos bons, aceitam todo tipo de método, sacrificando o conteúdo para se chegar rapidamente a resultados que, na maioria esmagadora das vezes, são frágeis, absolutamente questionáveis. Pela Palavra de Deus compreendemos que a mensagem, o conteúdo, a essência, deve sempre estar acima da forma, do meio.

O chamado de Deus para uma nova ordem social

Encontramos na Bíblia diversas passagens em que mostram o chamado de Deus ao homem. Isto quer dizer ao ser humano, obra das mãos do Criador. Que chamado é esse? Como se dá? Para quê? Estas perguntas nos ajudam a entender esse chamado.

A SEARA É GRANDE MAS…

Encontramos no Evangelho segundo Lucas, uma expressão clássica proferida por Jesus Cristo, que tem se constituído um lema da Igreja em todos os tempos de sua história, desde a sua fundação. Na realidade, Jesus fez uma grande advertência à Igreja, ao dizer que há muito que fazer a serviço do Reino de Deus no mundo, mas os “trabalhadores são poucos”. Isto quer dizer que não se deve ficar repetindo a frase em forma de jargão evangélico, mas não deixar de atender à ordem expressa do Mestre, de anunciar a mensagem que é urgente: “O Reino de Deus está presente entre vós.”

A Eternidade de Deus

A Bíblia afirma claramente a eternidade de Deus. Os termos “eterno”, “perpétuo” e “para sempre” são frequentemente empregados pelos tradutores da Bíblia na tentativa de captar o sentido das expressões hebraicas e gregas que colocam Deus dentro de nossa realidade temporal e finita. As Sagradas Escrituras afirmam que Deus existia antes mesmo da criação. Aliás, a criação é justamente uma obra Dele: “Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade, tu és Deus”, Sl 90.2