Armadura de Deus: Espada do Espírito

A espada é uma arma tanto ofensiva quanto defensiva. Ela pode ser usada para se proteger do mal ou para atacar o inimigo e vencê-lo. Por muito tempo a espada foi usada como principal arma para combate corpo-a-corpo. Ela representa a justiça e autoridade do oficial.

Na armadura de Deus a Espada do Espírito nos protege em meio a batalha “porque ela testifica a respeito de Deus, é pelas Escrituras que conhecemos Seu caráter”. E é a maior arma de ataque contra o Inimigo, “porque a palavra de Deus é viva e eficaz! E mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” (Hb 4:12).

Armadura de Deus: Capacete da Salvação

O Capacete da Salvação, a quinta peça da nossa armadura. O capacete, ou elmo, é uma peça destinada a defender a cabeça do soldado de objetos atirados contra ele. Na nossa batalha espiritual, o capacete da Salvação é destinado a proteger nossa mente, onde estão nossos pensamentos, nossas emoções, nossas lembranças, nossa capacidade de tomar decisões, nossas vontades.

Armadura de Deus: Escudo da Fé

O escudo é uma arma defensiva, e é o principal meio de proteção durante a batalha. É uma peça indispensável, pois ele protege o soldado dos golpes do adversário ou então de ataques de flechas. O nosso escudo é revestido de Fé, é ela que nos protegerá dos dardos inflamados do inimigo.

Então para nos protegermos dos dardos do inimigo precisamos exercitar, praticar nossa fé. Primeiro vamos ver o que são esses dardos: são as tentações, as dúvidas, as propostas mal-intencionadas, as mentiras, as oposições….

Armadura de Deus: Calçado da Paz

Os pés do soldado cristão, tanto quanto as outras partes do corpo, também devem estar bem protegidos. A proteção dos nossos pés durante o combate é o Calçado da Paz, ou Evangelho da Paz, que “é o alicerce de nossa fé, de nossa vida em Deus”. O Evangelho é as boas novas de uma vida renovada, transformada e eterna. Vida essa conquistada em Cristo, que morreu, ressuscitou e venceu a morte! Para sairmos vencedores da batalha é preciso estarmos firmes e inabaláveis nesse Evangelho, na Palavra do Senhor; sermos obedientes aos princípios dEle.

Couraça da Justiça

Couraça da Justiça, a segunda peça da armadura que Deus nos deu, para ir ao combate. A couraça numa armadura é responsável pela proteção da região do peito, onde se localiza os orgãos vitais, que não podem ser lesados,como pulmão e o coração; protege parte do abdome e também as costas. Recebeu esse nome devido sua primeira forma, ou material, ter sido o couro.

Armadura de Deus: Cinto da Verdade

O cinto ou cinturão é a peça que une todas as outras, ou seja, o cinto é o que mantém toda a armadura firme. O que dá segurança para o soldado se movimentar com agilidade, sem preocupação das outras caírem. Além de proteger seus órgãos vitais. Na nossa armadura é a Verdade que une todas as outras, que nos dá firmeza e segurança. E que verdade é essa? “Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida…” (Jo 14:6), a verdade que nos mantém firmes é Jesus. “A rocha onde podemos edificar nossa vida”. É dEle que precisamos ser cheios. É da Sua ajuda que precisamos para seguirmos na verdade, a Palavra de Deus.