Partos caseiros ‘são menos arriscados’ do que os de hospital

Partos feitos em casa são menos arriscados do que os de hospital, principalmente na segunda gravidez, sugere uma pesquisa publicada na revista científica British Medical Journal.

Canela pode prevenir diabetes e mal de Alzheimer

Ajuda caseira – Pesquisadores da Universidade da Califórnia (UCLA), em Santa Barbara, Estados Unidos, estão estudando a canela, uma casca aromática, usada em diferentes pratos e infusões. O objetivo é estabelecer sua possível ação no combate a doenças comuns que acometem a população mundial, como Alzheimer e diabetes.

Pés humanos abrigam quase 200 tipos de fungos, dizem cientistas

Cientistas descobriram que todos nós temos quase 200 diferentes tipos de fungos colonizando os nossos pés. Segundo um estudo realizado nos Estados Unidos, os fungos vivem por todo o corpo humano, mas seus lugares favoritos são o calcanhar, debaixo das unhas e entre os dedos dos pés.

Polonês recebe um dos mais extensos transplantes de rosto já realizados

Um homem de 33 anos recebeu o primeiro transplante de rosto total da Polônia e um dos mais extensos realizados até agora em todo o mundo, já que incluiu a mandíbula e a parte inferior da bacia dos olhos.

Exercitar o cérebro é essencial para mantê-lo jovem, ensinam pesquisadores

Fazer caminhada, praticar exercícios habitualmente, ter uma dieta balanceada e até apelar para cosméticos ou cirurgia plástica. Muito se fala sobre como evitar o envelhecimento do corpo. Mas o cérebro, este complicado órgão que rege nossa vida, também envelhece e precisa de cuidados especiais e exercícios para se manter jovem e ativo.

Pesquisa diz que um refrigerante por dia aumenta risco de diabetes

Beber uma ou mais latas de refrigerantes por dia aumenta o risco de diabetes na vida adulta, de acordo com um estudo europeu publicado na revista britânica Diabetologia.

Fé em Deus pode aumentar a eficácia de tratamento para depressão

Os pacientes que mostravam ter uma grande fé em Deus mostraram ser duas vezes mais propensos a melhorar que aqueles com pouca ou nenhuma crença em Deus. Embora mais de 30% dos pacientes tenha dito não ter nenhuma afiliação religiosa específica, as pessoas religiosas deram uma resposta melhor ao tratamento do que as outras.

Cidade britânica estuda espaço para livre consumo de drogas

A cidade de Brighton, na Grã-Bretanha, poderá se tornar a primeira no país a ter salas onde usuários poderiam usar drogas livremente sem sofrerem penas judiciais.
O objetivo é reduzir o número de mortes ligadas à drogas na cidade, situada na região litorânea sul da Grã-Bretanha, e que, segundo autoridades locais, há anos apresenta um grave histórico de abuso de drogas.

Governo ordena liberação de verba para entidades cristãs que trabalham na recuperação de dependentes químicos

O governo federal decidiu liberar recursos para as comunidades terapêuticas ligadas a denominações evangélicas e católicas, através da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad).

Cientistas criam curativo cirúrgico ‘cama de pregos’

Cientistas americanos desenvolveram um curativo coberto com agulhas microscópicas, dispostas como em uma “cama de pregos” para cicatrizar cortes de cirurgias.
O curativo, inspirado em um verme parasita que vive no intestino de peixes e que se agarra nas paredes do órgão usando espinhos parecidos com os do cacto, fixa enxertos de pele com firmeza sem precisar de pontos ou grampos.

Estudo revela que mentir faz mal para saúde

Que mentir é pecado todo cristão já sabe, mas que faz mal à saúde nem todos sabiam. Uma pesquisa realizada por psicólogos afirmam que o ato de mentir causa problemas físicos e psicológicos em curto prazo.

Sono melhor pode reduzir deterioração da memória, diz estudo

Até antes da pesquisa, os cientistas já sabiam que tanto o cérebro quanto o corpo sofrem desgaste com o tempo, mas não se sabia ao certo se as mudanças no cérebro, sono e memória eram sinais distintos do envelhecimento ou se haveria uma conexão profunda entre eles.

Pesquisa mostra que café beneficia pacientes com doença arterial coronariana

O trabalho, realizado pela nutricionista Juliana Casagrande, contou com 115 portadores de doença arterial coronariana e mostrou que o aumento de 50 ml na ingestão diária da bebida pode diminuir em 3,15% a probabilidade de o paciente apresentar um quadro mais grave da doença.

Jovem sai do coma quando médicos se preparavam para remover órgãos

Os médicos acreditavam que Carina Melchior, de 20 anos, estava praticamente com morte cerebral e já se preparavam para retirar os órgãos da jovem para doação, seguindo autorização da família, em um hospital de Aarhus (Dinamarca).

Dormir pouco afeta imunidade das pessoas, mostra estudo

A importância do sono para o bom funcionamento do sistema imunológico é conhecida, mas pouco se sabe sobre os mecanismos envolvidos. Uma nova pesquisa tem mostrado como diferentes tipos de privação de sono interferem nas defesas do organismo.