A BÍBLIA NÃO É DECORAÇÃO

A Bíblia não é decoração
Certa vez, uma mãe, desejando que sua pequena filha se interessasse pela Bíblia e conhecesse alguns versículos, trouxe-lhe sua Bíblia toda empoeirada e disse: “filhinha, venha agora ler um pouco a Bíblia. Você pode usar a Bíblia da mamãe e depois pode brincar”. A menina falou: “mamãe, eu prefiro estudar a Bíblia do vovô, que é bem mais legal e interessante do que a sua”. A mãe disse: “não, minha filha, a minha Bíblia e a do vovô são exatamente iguais. Por que você diz que a dele é mais interessante?”. Então, a filha disse: “é porque o vovô está sempre lendo a dele e a sua fica sempre na estante pegando poeira. Por isso, acho que a do vovô deve ter coisas mais interessantes e melhores de aprender”.
Muitas vezes, por não valorizarmos a leitura da Bíblia, passamos aos outros a impressão de que ela é um livro comum. Entretanto, não foi simples para Deus fazer com que hoje pudéssemos ter a Bíblia em nossas mãos. Deus usou Sua soberania para fazê-la chegar ao maior número de pessoas possível, não para que a usassem como objeto decorativo de estante, e sim para que, diariamente, desfrutassem das riquezas de Cristo nela contidas. Uma Bíblia empoeirada e abandonada na estante de uma casa indica que essas pessoas também estão com seus corações empoeirados e com ausência de Deus. Uma Bíblia limpa, mas apenas com função decorativa, também não cumpre seu propósito. A Palavra de Deus é alimento para o nosso espírito. No Evangelho de João 6:57 está escrito: “quem de mim se alimenta, por mim viverá”. Em Mateus 7:16, Jesus também disse: “pelos frutos vos conhecereis” e em João 4:24, Ele disse: “a verdadeira adoração é em espírito e em verdade”. O que significa isso? Significa que devemos adorar a Deus em verdade, porque temos que viver o Evangelho; e em espírito, porque devemos amar a Deus sobre todas as coisas, sem precisarmos de reconhecimento humano.
Quando permitimos, conscientemente ou não, que projetos e desejos, vontades e emoções, preguiça e preconceito, pessoas e cargos, dinheiro e bens nos impeçam de tocar Cristo – mediante a leitura e meditação da Verdade que vem diretamente do Trono de Deus: a Bíblia – então, o cumprimento do primeiro mandamento não está sendo realidade em nossa vida (Mat 22:36-38).
Ainda hoje, pegue sua Bíblia, abra e leia em voz alta alguns versículos, especialmente do Novo Testamento. Gaste alguns minutos e pense sobre os versículos lidos. Permita que a luz divina entre em seu coração através do texto bíblico, para renovar sua vida (Rom 12:2). Não deixe mais a Bíblia ser um objeto decorativo em sua casa!