Gen. 1:26, 27 e Sal. 8:3-5
A ciência afirma: “Todo ser vivo nasce de um ser vivo”. Deste modo, a teoria da geração espontânea que pretendia provar o contrário foi definitivamente desmentida pela própria ciência natural. E que diremos do homem? Diremos que o homem é uma criatura excepcional, obra das mãos de Deus; feito à imagem e semelhança de Deus. Consideremo-lo sob três aspectos:
I – O HOMEM COMO COROA DA CRIAÇÃO DE DEUS.
“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.”
É coroa da criação porque é de origem divina – todas as coisas Deus criou pelo poder de sua palavra – Haja luz… e ouve luz; haja uma expansão no meio das águas e apareceu a terra; haja luminares e ouve a lua e o sol. Tudo foi criado pelo poder de sua palavra. O homem, porém, foi formado pelas próprias mãos de Deus e depois de formado o homem do pó da terra, Deus com o seu sopro divino transmitiu-lhe a vida, vida esta com a mesma natureza com as mesmas peculiaridades que caracterizam o próprio Deus.
Vejamos algumas provas de que o homem é uma criatura especial de Deus:
1) A SUA INTELIGÊNCIA. Todos os seres neste mundo fazem as coisas movidos pelos seus instintos. Assim comem, bebem, andam, reproduzem, dormem; tudo isso impelidos pelos seus instintos.
O homem, porém, desde estas coisas rotineiras até as mais assombrosas as faz por um poder divino que Deus lhe deu e que os psicólogos chamam de inteligência. É por causa desta inteligência que o homem tem progredido e continuará a progredir através dos séculos. Nunca se ouviu dizer que o macaco, por exemplo, que é considerado o animal mais astuto, construísse uma casa, fizesse uma estrada, ou aprendesse a escrever e publicasse um livro. Nem jamais se ouviu dizer que qualquer animal melhorasse de situação ou de posição desde que o mundo é mundo.
No caso do homem, foi sua inteligência que produziu as sete maravilhas do mundo antigo – as pirâmides do Egito, os jardins suspensos da Babilônia, o farol de Alexandria, o colosso de Rodes, o Jupter de Fídeas, o templo de Diana em Éfeso e o túmulo de Mousalo. E do mundo moderno: A rádio-telegrafia, o telefone, o avião, a bomba atômica, os computadores, etc. Isso prova que o homem é uma criatura especial de Deus.