A maioria das pessoas não imagina Jesus tendo uma família, com o pai e a mãe ao lado, com os mesmos problemas de qualquer uma outra família. Não imagina o pai trabalhando pesado em sua marcenaria rústica, onde tudo era praticamente feito à mão, não imagina Maria carregando água morro acima, molhando a horta, tecendo as roupas da família, tomando conta da casa. Não imagina Jesus brincando com barro, atrás de passarinhos, brincando com os outros meninos. Jesus teve uma infância normal como qualquer outro menino, a sua verdadeira missão só lhe veio aos 30 anos de idade
É certo que Jesus não conheceu seus avós que faleceram antes. Mas é bem conhecida a avó de Jesus, Ana que era estéril, mas como tinha grande fé em Deus, acabou se engravidando um pouco tarde e teve Maria. Seu marido era um milionário que já trabalhava no comércio de gado. Ambos estavam muito velhos e acabaram falecendo. Maria foi completar sua educação no educandário.
Jesus ajudava na oficina de seu pai José e por isto também aprendeu a profissão de carpinteiro ou marceneiro atual. O trabalho era muito pesado. Não havia ferramentas especializadas naquele tempo.