As igrejas estão Influenciando ou sendo influenciadas pelo mundo?

“A crise intelectual faz dos evangélicos imitadores culturais. Em vez de serem originadores, passam à adaptar a igreja o que encontram no mundo. Perdem a mente cristã e passam a adaptar a musica, gostos, valores e idéias ao padrão, ao nomos do “povo”.” (AMORESE Rubem – ICABODE Da mente de Cristo à Consciência Moderna – Viçosa : Ultimato, 1998 pág. 130).

Quando Rubem Amorese escreveu seu livro e o publicou em 1998 o assunto por ele tratado deve ter “arrancado os cabelos” de muita gente. Passados treze anos, podemos constatar, abismados, que tudo se intensificou.
Sobre o destaque no topo deste post, mesmo antes de conhecer a obra deste autor, eu mesmo, não cansava de repetir isso para meus irmãos na igreja: “por que nossos jovens, ao invés de influenciar o mundo são influenciados por ele?” “Por que não desejam mais aprender como os jovens do passado, e por que são presas fáceis de qualquer vento de doutrina e novidades que surgem a todo instante no meio cristão?” A resposta que me davam era: “Eles são a geração ‘Y’!” Essa era a justificativa que a liderança usava para dizer: “não sabemos o que está acontecendo”.