O culto como encontro com Cristo

Regularmente a Igreja de Cristo se reúne para celebrar e cultuar a Deus e isto é feito no meio da coletividade cristã. É na comunhão dos santos que este grupo se faz Igreja, e o faz reunido como um encontro sagrado: isto é o Culto – o encontro sagrado da igreja.

A sobra do milagre

É como se Jesus estivesse me dizendo que depois de ter me servido do milagre devo juntar o que sobrou, fazer alguma coisa. O milagre só ele faz, mas os resultados, ou desdobramentos, deste tenho que cuidar conforme minha capacidade de administração

Para quem iremos?

Vamos observar com mais cuidado aqueles que não o abandonaram; os que, mesmo diante da dureza das palavras de Cristo, ainda preferiram ficam com ele. E note mais: o que já era duro, piorou. Diante dos poucos que restavam ali, Jesus adicionou uma inevitável necessidade de confirmação: Vocês também não querem ir? (no verso 67). Ao que Pedro respondeu devolvendo com um questionamento quase retórico: Senhor, para quem iremos? (no verso 68).

Um vaso de alabastro

Algumas expressões são usadas de maneira tão corriqueira que nem nos damos conta do que elas realmente significam. Uma delas é “um vaso de alabastro”. A referência primeira é em geral aos textos de Mt 26:7; Mc 14:3 ou Lc 7:37 onde ela aparece no Novo Testamento. E pronto. O bordão está lançado.

O livro de Apocalipse

O termo Apocalipse se tornou para muitos sinônimo de catástrofe ou fim-dos-tempos. Contudo, este é o nome do último livro da Bíblia em sua língua original – o grego koiné. E para esclarecer melhor o que significa esta palavra, veja a comparação da expressão como foi usada em algumas traduções do texto, como título para o livro canônico como em seu primeiro versículo, quando a palavra aparece.

Ele levou sibre si as nossas dores

A grande benção ofertada por Deus Pai foi o fato de que Cristo assumiu cada dor com sua marca, ao voluntariamente ir à Cruz do Calvário em nosso lugar. Mas, o grande desafio é acontecer a entrega total, uma renúncia de nossa parte e de forma completa, dessa dor, com o objetivo de permitir que o bálsamo de Deus derramado em nossos corações pelo Espírito Santo.

Protestantismo e cultura brasileira

É sabido por todos que o protestantismo tradicional nunca conseguiu assimilar devidamente uma brasilidade que o tornasse uma religião nacional. Desde sua chegada, quer como protestantismo de migração quer de missão principalmente, ele chegou como religião estrangeira e passados mais de cem anos mantém-se como se fosse uma cultura de uma minoria que geralmente não convive com a grande cultura popular.

Marcha para Jesus e a relação com a contagem do povo de Israel e a Ditadura Militar

Após se tornar uma potência militar Davi, o então rei, ordena a contagem do povo, demonstrando sua arrogância e confiança em seu exército ao invés de confiar em Deus.

E, mais de dois mil anos depois, a Igreja cristã exacerba poder e glória, marcha nas ruas demonstrando sua importância numérica enquanto afasta do real propósito do Evangelho.

SOBRE OS ANJOS DA GUARDA – como entender Mateus 18:10?

O mais importante na passagem de Mt 18:10 é o destaque que Jesus dá ao cuidado com os seus. Se o Mestre sugere que é melhor arrancar braço, perna ou olho do que fazer tropeçar um dos seus pequeninos; se até os anjos permanecem como tropa militar em prontidão esperando o momento de entrarem em ação para os defender, agora considere o cuidado que devo tomar com eles.

LITURGIA E ARTE – a arquitetura protestante brasileira

Os modernos templos protestantes, contudo, procuram apresentar elementos mais funcionais e menos estéticos, não mais ligados a estrutura gótica ou barroca que na tradição cúltica brasileira de origem católica sempre estiveram ligados ao lugar do culto.

Culto como contrição

Culto é confissão, arrependimento, quebrantamento do coração humano; e também é doação, graça, perdão e amor partindo do coração divino ao encontro da alma contrita e arrependida. Culto é este momento onde meus pecados são deixados diante do altar de Deus para serem lavados pelo sangue do Cordeiro e deles já não se faça menção.