Os nomes de Deus no AT

O Deus único a quem adoramos se revelou no Antigo Testamento a partir de diversos nomes. Cada um deles expressando uma verdade sobre sua pessoa, seu caráter ou suas manifestações. Veja neste quadro uma relação dos diversos nomes pelos quais Deus foi conhecido no Antigo Testamento:

O que é o dom de profecia?

Tudo para o crescimento da igreja e dos cristão.
Popularmente, profecia é tida como prever o futuro, o que não está errado (At 20.23; 21.10,11; 1Ts 4.15-17; 2Ts 2.3,4). Mas não se trata apenas disso. Em sua essência, a profecia, no sentido bíblico, envolve pregação, exortação e explicação da vontade de deus (At 15.32; 19.06, 1Co 14.03, Ap 19.10). E o dom de profecia é claramente mencionado em 1Co e Efésios como um dos dons do Espírito Santo e de Cristo para a Igreja (1Co 12.4-11, Ef 4.11). além disso, é para ser usado para benefício dos cristãos (1Co 14.22).

Quais são os quatro Impérios mundiais descritos em Daniel 2 e 7?

Confira no blog mais detalhes sobre esse assunto polêmico desde a antiguidade!!!
As visões representam um panorama de todo o mundo e de seus governos. Tudo será destruído e substituído pelo Reino de Deus, a “pedra[…] cortada” (Dn 2.34). Os metais da estátuas tornam-se cada vez menos valiosos na capítulo 2, enquanto os animais do capítulo 7, cada vez mais ferozes, violento e desumanos. Essas características representam a deterioração da civilização humana ao longo dos séculos, enquanto o Reino de Deus cresce em poder e estatura (Dn 2.35).
Portanto, a Babilônia é caracterizada pela cabeça de ouro e pelo leão. O Medo-Persa é representado pelo peito e pelos braços de prata e pelo urso. A Grécia é simbolizada pelo ventre e pelas coxas de bronze e pelo leopardo. E finalmente Roma é retratada pelas pernas de ferro e pelo quarto animal.

O AT: livro por livro

Aí está a relação dos livros do Antigo Testamento conforme consta em nossas Bíblias cristãs (protestantes) e como os mesmos são denominados em língua grega (de acordo com a LXX – Septuaginta), no original em hebraico e na versão latina da Vulgata.

O profeta Ezequiel

Ezequiel nasceu sacerdote mas Javé o fez profeta. Ele recebeu uma educação típica de um filho de sacerdote que haveria de assumir as suas funções do Templo de Jerusalém, educação esta recheada de regras de pureza particulares deferentes das dos outros jovens contemporâneos seus. É interessante verificar até que ponto ele acumula as funções e implicações do sacerdócio e do profetismo.

O que é a Lei de Moisés?

Conhecendo melhor sobre a tão polêmica Lei de Moisés e seus argumentos existenciais, podemos verificar que a ética dizia respeito a comportamento social e civil – território do rei. A visão bíblica de tudo é diferente. A pessoa que tem um relacionamento com o Deus verdadeiro não só deve adorá-lo (religião), mas também precisa tratar os outros de maneira condizente com a Palavra (ética).

A dispersão judaica

Um conteúdo rico em informação sobre a cidade mais amada da terra: Jerusalém!
Acesse e confira. Mesmo que tudo parece está destruído e arruinada a esperança, das cinzas, o Senhor Deus, levanta o caído e reconstrói o que antes fora devastado! A resistência de um povo elegido pelo próprio Deus, subsiste até hoje. E segundo a Bíblia, é em Jerusalém, que Jesus Cristo firmará o Seu Trono para governar o mundo nos mil anos! Glória a Deus! Não perca essa incrível informação! Que o Senhor nos edifique cada fez mais! Fiquem na Santa Paz de Nosso Jesus Cristo!!Amém!
“Dispersão” (no grego, diáspora) foi o termo usado para se referir aos judeus que viviam fora da Palestina. Depois da desastrosa Guerra Judaica de 66-73 d.C e da destruição do Templo pelos romanos em 70 d.C, grandes levas de judeus deixaram a sua pátria e foram, principalmente, na direção Leste, rumo à Mesopotâmia.

Jesus e o Antigo Testamento

Em controvérsias públicas, Jesus regularmente usava uma citação do AT para resolver a questão (veja, p.ex., Mt 12.3-4,5-7;21.13,16;22.31-32,43-44). Era um método eficaz, já que outros judeus também aceitavam a autoridade do AT. Mas isso não era apenas uma postura pública para chegar ao nível das pessoas. Mesmo em particular o AT era a base de sua vida.

Antigo Testamento, o fundamento de ensinos de Jesus.

A bíblia está organizada em duas principais partes. A primeira a chamamos de primeira aliança ou simplesmente de Antigo Testamento. A segunda a chamamos de segunda aliança, ou de Novo Testamento.
A primeira parte tem 39 livros. Já segunda tem 27 livros. Totalizando 66 livros sagrados.

Você deveria ficar atento ao que “Eles” falam nos púlpitos!!!

Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. … E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. … e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.Mateus 24

Meus irmãos, essas frases que vocês irão ver abaixo podem parecer absurdas, mas na verdade são apenas algumas das centenas de heresias aplicadas por charlatões do ministério da prosperidade, distorcendo a Palavra de Deus para o seu próprio benefício e pregando um falso evangelho.