Jesus, o gerado de Deus

A doutrina da geração do Filho é sugerida pela representação bíblica da primeira e da secunda pessoas da Trindade como estando na relação do pai e o Filho um com o outro.
Não somente os nomes “Pai” e “Filho” sugerem a geração deste por aquele, mas também o Filho é repetidamente chamado “o Unigênito”, Jo 1.14, 18; 3.16, 18; 1 Jo 4.9.

São todos os homens… Filhos de Deus?

Comumente nos deparamos com asseverações humanistas que alegam que todos os homens independentes dos seus credos e crenças são filhos de Deus. Será realmente? Sinceramente não encontramos em nenhum lugar das escrituras sagradas qualquer indício que ampare ou respalde tais deduções. Na verdade, a bíblia nos revela enfaticamente que Jesus Cristo é o unigênito do pai, ou seja, o único filho de Deus.

E quanto aos homens, o que realmente são perante Deus? Convém ressaltar que são criaturas mui especiais entre toda a criação, pois são os únicos seres que podem vir a desfrutarem da filiação divina, por meio do processo legal da adoção em Cristo Jesus.

A adoção é o meio pelo qual Deus nos legitima genuinamente seus filhos, e tal dádiva somente tornou-se possível devido ao fato de Cristo ter sido enviado ao mundo para se tornar o primogênito entre muitos irmãos – (Rm 8.29). Assim sendo, em consonância com a vontade divina o próprio Jesus não se envergonha de ser chamado nosso irmão – (Hb 2.11). Pois somente através d’Ele, podemos nos tornar verdadeiramente filhos de Deus (Jo 1.12).

Deus Filho

Jesus procede de Deus, mas Jesus também é Deus. A Bíblia nos mostra a divindade de Jesus que apesar de ter sido a única pessoa da Trindade que se manifestou corporalmente aos homens, também é sobre Ele que caem muitas teorias ao longo dos anos, tentando provar que Ele não é Deus.

Cristologia

Jesus sabia Quem era e qual a Sua missão, pois a Sua autoridade que advém de Si próprio e não de algo exterior, a maneira como Se relaciona com os Seus discípulos, o seu interesse pelos mais desfavorecidos (é uma forma de manifestar a Sua autoridade), a Sua relação com Deus que trata de Pai, entre outros indícios, levam à afirmação de que Ele é o Filho de Deus, o Messias.

O que significa filho de Deus? Todos são filhos de Deus?

Muitas pessoas se dizem filhas de Deus. Mas será que todos são filhos de Deus? E o diabo, é pai de alguém? Não existem os filhos do diabo?

As três respostas de Deus – Mateus 7.7-11

Quem pode resistir a um pedido de um filho? Pedidos e respostas surgem através de conversas ativas, através de um relacionamento. Gostamos de receber coisas boas, mas às vezes só descobrimos que uma coisa era ruim depois que nos decepcionamos.

Bruno Maia